Blog

Volta às aulas

Iniciar ou voltar às aulas, frequentemente, desperta ansiedade nas crianças, seja ela positiva ou negativa. Neste momento, podem surgir algumas preocupações: “Quem serão meus coleguinhas? Quem será o(a) professor(a)? Como serão os dias neste ambiente?”.

Não somente para a criança, aos adultos também surgem: “Será que meu filho ficará bem? Fará amigos? Terá alguém para ampará-lo?”. Enfim, pensamentos surgem, e estes influenciam nossas emoções e comportamentos. No entanto, as crianças sofrem com maior intensidade, visto a imaturidade cognitiva e fisiológica.

Algumas orientações para que esse momento torne-se mais leve:
✏ Faça um processo gradual de introdução/retomada das rotinas/regras (à quem saiu)

✏ Envolva a criança na compra dos materiais

✏ Troque experiências e relate suas vivências felizes na escola

✏ Se for a primeira vez da criança na escola, leve-a até lá para conhecer e se familiarizar, conte como foi o seu primeiro dia de aula

✏ Esteja disponível para dialogar sobre como foi a aula: o que a criança mais gostou, o que não gostou, etc.

Lembre-se: os cuidadores são os primeiros modelos de interação social para a criança. Ajude-a, seja seu suporte.

Texto por: Psicóloga Sandra Maciel de Souza | CRP 07/28202

Quer ter mais qualidade de vida e distribuir sorrisos por aí? Acesse nosso e-book gratuito sobre um tema que com certeza te interessa: a felicidade! É só clicar no botão abaixo e fazer o download:

Posts Recentes

Veja mais do nosso Blog

Se preocupar é algo ruim?

A preocupação é uma característica muito comum da ansiedade, ela é uma cadeia persistente de ideias repetitivas incontroláveis, que foca em desfechos futuros negativos e

Leia Mais »
× Solicitar Agendamento