Blog

Abordagens da psicologia: cuide da sua saúde mental por inteiro

Você já imaginou como a vida seria chata se existisse apenas um jeito de fazer cada coisa? O fato de ser, agir e pensar diferente é que nos permite descobrir coisas novas e nos reinventar a cada dia, e o mesmo acontece com as maneiras de cuidar da nossa saúde mental.

A psicologia é uma ciência da área médica que estuda os processos mentais, pensamentos, sentimentos e emoções humanas, pois tudo isso interfere no comportamento e relações das pessoas. E o que muita gente ainda precisa se dar conta é que cuidar do aspecto emocional tem relação direta com a saúde.

Talvez você tenha uma vaga ideia de como funciona a psicoterapia e acredite que, se você não tem nenhum diagnóstico, ir ao psicólogo “não é para você”. Mas queremos te convidar a abrir um pouco sua mente, ler este post até o final e descobrir que existem diferentes atuações profissionais e atividades do dia a dia para cuidar da saúde mental.

E quando falamos em cuidar não nos referimos somente ao sentido de “sarar”, nos casos em que a pessoa passa por uma situação que é a “gota d’água” e recebe um diagnóstico de depressão, estresse crônico ou transtorno de ansiedade, por exemplo.

Queremos que todos entendam a importância do intuito de cultivar, preservar, evitar que coisas ruins aconteçam. Então continue aqui e nos acompanhe até o fim da página!

Saúde mental é coisa séria

De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde – OMS, em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas convive com algum tipo de transtorno mental e a cada 40 segundos alguém tira a própria vida (sim, são dados alarmantes).

A pandemia do novo coronavírus potencializou esse cenário. O distanciamento social, a hiperconvivência com familiares que moram na mesma casa, o medo, a perda de pessoas queridas, a insegurança financeira e demais fatores de impacto psicológico que vivenciamos em 2020 evidenciaram a fragilidade da saúde emocional tanto de indivíduos quanto da sociedade, de forma geral.

Mas por que isso acontece? Porque há uma questão cultural implícita de que terapia é pra “gente fresca”, “pra quem não tem o que fazer” ou um sinal de “fraqueza”. E, com isso, aquilo que sentimos e que nos incomoda, nos deixa tristes ou insatisfeitos vai sempre ficando para depois e desgastando a saúde emocional. Mas pouca gente entende que quando isso ocorre não é “sua mente” que adoece (como se fosse uma coisa distinta); é você, uma parte sua, que vai perdendo a saúde.

Aliás, muitas questões físicas como insônia, dores musculares, dores de cabeça, problemas intestinais, úlceras, alergia, baixa imunidade entre outros podem ser causados por desequilíbrios emocionais. Assim, é fundamental cuidar-se de forma completa, como dizia o poeta romano Juvenal: “Mente sã, corpo são.”

Abordagens da psicologia – uma delas é ideal para você!

No início desse artigo falamos sobre o fato das coisas poderem ser feitas de maneiras diferentes, e na psicologia também é assim. Seu campo de estudo é muito amplo, cabendo a cada profissional se aprofundar nas técnicas com as quais mais se identifica, e o paciente também tem essa possibilidade.

Poderíamos dizer que é como quando a pessoa decide praticar uma atividade física para manter o peso corporal adequado: uns preferem o futebol, corrida, bicicleta, dança, musculação, etc., mas o importante mesmo é alcançar mais bem-estar e qualidade de vida.

Existem 13 especialidades determinadas pelo Conselho Federal de Psicologia, mas há também diferentes abordagens, ou seja, linhas de estudo/pensamento reconhecidas que podem ser seguidas pelos profissionais ao orientar seus pacientes. Também há os chamados “tipos” de terapia — em grupo, de família, de casal e individual, sendo esta última a mais comum.

As sessões são um espaço de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e tomada de decisão por parte do paciente, mas também de acolhimento, escuta e orientação do profissional.

Muita gente se pergunta se a terapia funciona mesmo, e a resposta é: depende de você! Isto porque o psicólogo aplica todo seu conhecimento no processo, mas a mudança de atitude depende da abertura e disposição de cada indivíduo a essa transformação.

Uma das abordagens que deixa isso bem claro é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O trabalho é desenvolvido de forma focal, ou seja: o terapeuta e o paciente trabalham juntos em prol de objetivos específicos, que devem ser bem definidos. Desta forma os resultados costumam ser notados num curto espaço de tempo.

Cuide da sua saúde mental!

Quem gosta de plantas sabe que por mais lindas que elas sejam, precisam de cuidados diários, ou sua tendência é secar e morrer. É necessário regar, oferecer uma quantidade adequada de sol, às vezes podar, remexer a terra. Conosco não é diferente! A saúde mental também precisa ser cultivada com doses diárias de atenção e atitudes que fazem bem ao corpo, mente e espírito. 

A psicoterapia é uma aliada importante nessa jornada em busca de equilíbrio e da construção da melhor versão de si mesmo, mas também há alguns hábitos importantes, tais como:

  • Dormir bem;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar pessoas tóxicas;
  • Ter um tempo diário só para você;
  • Viver constantemente momentos de lazer;
  • Não se cobrar tanto;
  • Buscar fazer o que te deixa feliz;
  • Não ignorar seus sentimentos.

Essa listinha é bem básica, mas já é um ótimo começo para quem pretende cuidar da própria saúde mental. Recomendamos também que você baixe nosso e-book Manual da Felicidade – aprenda a cuidar melhor de você. Basta clicar na imagem abaixo:

Posts Recentes

Veja mais do nosso Blog

Se preocupar é algo ruim?

A preocupação é uma característica muito comum da ansiedade, ela é uma cadeia persistente de ideias repetitivas incontroláveis, que foca em desfechos futuros negativos e

Leia Mais »
× Solicitar Agendamento