Ao se aproximar do período Setembro Amarelo, gostaria de deixar a reflexão da importância de conversar mais sobre o tema e como isso pode ajudar na prevenção.
A ideação suicida pode ser ativada por inúmeros gatilhos. Considerando que tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir de uma situação que é interpretada como algo sem solução e/ou somado a isso, se livrar de uma dor muito intensa, uma das possibilidades para impedir é identificar a situação e agir a tempo.
Porém, para identificarmos estas situações, precisamos falar mais sobre. Ainda vivemos em tempos onde entende-se que falar sobre este assunto poderá gerar mais potencial de incentivo para um sujeito em risco. No entanto, a conversa pode ser vista como uma possibilidade de interpretar as situações vividas a partir de uma nova perspectiva e até mesmo alertar para a necessidade de medidas mais drásticas, para conter a situação. Podendo assim, este contato ser uma rede de apoio disponível para gerar atenção, cuidado, afeto e empatia.
Fique atento aos sinais, esteja disposto e preparado para discutir sobre o assunto, você poderá encaminhar a pessoa para tratamento, onde serão trabalhados estes sintomas e pensamentos.
?Lembre-se: Você pode fazer a diferença na vida de alguém! ?
Texto por: Psicóloga Mirela Azambuja | CRP 07/30590
Quer ter mais qualidade de vida e distribuir sorrisos por aí? Acesse nosso e-book gratuito sobre um tema que com certeza te interessa: a felicidade! É só clicar no botão abaixo e fazer o download: