A importância de manter um círculo de amizade é um assunto que precisa ser falado.
Podemos iniciar pensando o quanto é importante conservar as amizades e também fortalecer a rede de novas relações, para além dos vínculos familiares – lembrando que estas relações são importantes e necessárias para todas as etapas do ciclo vital, sabemos que em qualquer idade precisamos nos sentir amados, cuidados e valorizados.
Amizades mais antigas são essenciais para manter os idosos vinculados e acolhidos, resgatando suas vivencias e alegrias, passando maior segurança aos idosos. Podemos pensar como um cultivo, que exige envolvimento e dedicação para garantir raízes fortes, incentivando-os a se manterem em movimento emocional e cognitivo.
Outro ponto importante, é manter o fortalecimento e desenvolvimento de redes para novas relações. Afinal, tão importante quanto manter os amigos de longa data é se permitir conhecer novas pessoas. A interação social é um fator de proteção ativo e saudável! Nesta direção podemos pensar nas inúmeras maneiras de praticar esta rede: grupo de idosos, excursões (viagens / passeios), clubes, espaços para praticar atividades físicas e também nossa querida tecnologia (redes sociais, whatsapp).
Com tudo isso, reforço a importância em manter os vínculos familiares, mas família não é uma escolha. Já os amigos são escolhas que realizamos, são pessoas que conquistaram a nossa confiança, e como é bom ter pessoas especiais para dividir todos os momentos, não é mesmo? Tenha pessoas especiais em sua vida e seja a pessoa especial de alguém!
Texto: Psicóloga Mirela Azambuja
CRP 07/30590
Quer ter mais qualidade de vida e distribuir sorrisos por aí? Acesse nosso e-book gratuito sobre um tema que com certeza te interessa: a felicidade! É só clicar no botão abaixo e fazer o download: