Blog

Vamos falar sobre Ansiedade?

A ansiedade é um estado psíquico normal que nos alerta de um perigo e nos prepara para fugir ou enfrentá-lo. Contudo, o ritmo frenético atual da sociedade, as crescentes pressões pessoais, profissionais, financeiras, temos dificuldades de relaxar e aproveitar os momentos de descanso e lazer, isso pode acarretar quadros de ansiedade.

O que é ansiedade?

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho (Castillo, 2000). No medo existe um estímulo desencadeador definido que provoca o comportamento de evitação ou fuga, já a ansiedade é uma emoção difusa, sem desencadeadores claros, é voltada para o futuro.

Tanto a ansiedade quanto o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando desproporcionais em relação ao estímulo, interferindo na qualidade de vida ou no desempenho diário do indivíduo.

Sintomas

Com relação aos sintomas da ansiedade, eles podem ser diversos e variar de indivíduo para indivíduo, eles podem ser tanto físicos quanto mentais. Seguem alguns dos sintomas:

  • Pensamentos negativos repetitivos;
  • Preocupação excessiva com saúde, finanças ou vida profissional;
  • Dificuldades para dormir;
  • Dificuldades de concentração;
  • Medo exagerado de situações específicas;
  • Incapacidade de controlar os pensamentos ruins e as preocupações;
  • Sensações frequentes de aflição e angústia;
  • Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Calafrios;
  • Formigamento dos membros;
  • Dor e aperto no peito.

Técnicas para controlar a ansiedade

A ansiedade é uma emoção que faz parte da vida humana. Em algum momento da sua vida, você já se sentiu ansioso. Se quiser saber mais sobre a ansiedade, leia o texto que já foi publicado aqui no blog.

Normalmente, durante uma crise de ansiedade, ficamos focados para os sintomas físicos que estamos sentindo no momento, como consequência nos sentimos ainda mais ansiosos. Por isso, no momento que você estiver se sentindo mais ansioso, recomenda-se tirar o foco dos sintomas.

Mas como fazer isso?

Hoje vamos falar sobre algumas estratégias para manejo da ansiedade.

Procure perceber sua respiração quando estiver se sentindo ansioso, provavelmente ela estará curta e rápida, isso intensifica os sintomas ansiogênicos. Ao respirarmos lenta e profundamente e, de preferência, pelo diafragma, tendemos a sentir um leve relaxamento. Perceba quando estiver ansioso que provavelmente sua respiração estará curta e rápida

Experimente enviar o ar inspirado para o diafragma. Para auxiliar, você pode imaginar que possui um pequeno balão nesta região, e intencionalmente enviar o ar para preenchê-lo. Inspire pelo nariz e expire pela boca, lenta e profundamente. Procure focar no ar que está entrando e saindo.

Outra técnica que auxilia é o relaxamento muscular. O Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson é uma técnica que busca, principalmente, aumentar a percepção corporal. O objetivo dessa técnica é buscar o relaxamento através da tensão e relaxamento dos grupos musculares. Para isso, visualize cada parte de seu corpo separadamente, e foque sua atenção a cada grupo de músculos individualmente. Por exemplo, a focar sua panturrilha, procure sentir a tensão na mesma – com a perna estendida, contraia a musculatura puxando a ponta do pé para cima e esticando a linha do calcanhar. Permaneça 5 segundos nesta posição, sentindo a tensão do músculo. Em seguida, solte a musculatura e perceba a sensação de relaxamento.

A técnica Grounding também auxilia no manejo da ansiedade. Ela consiste em primeiramente focar na respiração e depois identificar no ambiente que você está: 5 coisas que você pode ver; 4 coisas que pode tocar; 3 coisas que pode ouvir; 2 coisas que pode cheirar; e 1 coisa que pode sentir o gosto.

Na psicoterapia, o objetivo é trabalhar com o paciente a maneira de lidar com as situações que lhe causam maior tensão, como proceder nesses momentos, ou mesmo prever quais situações poderão deixá-lo ansioso, e assim ajudá-lo a criar ferramentas para enfrentar esses momentos.

Procure um psicólogo, ele poderá te ajudar a sair deste estado, ajudando a restaurar sua capacidade de prosseguir construindo sua vida e respondendo de modo criativo aos desafios.

Autora
Psicóloga Caroline Cargnin

Posts Recentes

Veja mais do nosso Blog

Se preocupar é algo ruim?

A preocupação é uma característica muito comum da ansiedade, ela é uma cadeia persistente de ideias repetitivas incontroláveis, que foca em desfechos futuros negativos e

Leia Mais »
× Solicitar Agendamento